Cozinha Mineira

Em Ubá, Minas Gerais, durante toda a infância e adolescência, Celia e Celma viram a mãe cozinhar em panelas de pedra sabão, no fogão de lenha, da cozinha de casa.
Em São Paulo, onde moram, têm um fogão de chapa de ferro, esmaltado, e nele, procuram repetir algumas daquelas delícias típicas mineiras. Os pratos mais apreciados pelas visitas são a Canjiquinha com Costelinha, a Vaca Atolada e os doces: Caçarola Italiana, Mineiro-com-Botas e a Broa de Fubá com queijo.

“DO JEITINHO DE MINAS”​

A nova mulher praticamente deixou os afazeres domésticos para disputar o mercado de trabalho com o homem. E com as facilidades da vida moderna, que fornece ao consumidor os alimentos quase prontos e ainda com a comodidade de se comer em restaurantes, a cozinha deixou de ser para ela o lugar principal da casa.
Em São Paulo, onde moram, têm um fogão de chapa de ferro, esmaltado, e nele, procuram repetir algumas daquelas delícias típicas mineiras. Os pratos mais apreciados pelas visitas são a Canjiquinha com Costelinha, a Vaca Atolada e os doces: Caçarola Italiana, Mineiro-com-Botas e a Broa de Fubá com queijo.
Depois do primeiro livro de receitas, “A cozinha caipira de Celia & Celma”, ainda empenhadas em preservar as tradições culinárias, as irmãs continuaram o trabalho de recolha das receitas em seu estado, Minas Gerais, com a intenção de deixá-las registradas, principalmente para as futuras gerações.

 

Livro A COZINHA CAIPIRA DE CELIA E CELMA

Concluindo que o ideal seria apresentá-las em um novo livro, porém mais abrangente, juntando a essas receitas preciosidades do folclore alimentar, como provérbios, simpatias, adivinhas, trovas, além de curiosidades e dicas para seu dia-a-dia, lançam o livro  “Do Jeitinho de Minas”

 

livro DO JEITINHO DE MINAS

Acoplado ao livro, um CD com 15 receitas musicadas, versejadas e interpretadas por elas, em ritmos variados. A “Canjiquinha com costelinha” é um xote, o “Tutu de feijão”, um samba, o “Pé de Moleque”, uma moda de viola.
A Editora Senac editou livro e CD, que desde agosto de 2006 se encontra à disposição no mercado. O texto de apresentação foi feito carinhosamente pelo amigo Ziraldo e as orelhas, escritas pelo jornalista e crítico gastronômico, J. A. Dias Lopes. (Não encontrando nas livrarias, envie um e-mail para: celiaecelma@yahoo.com.br).
Durante o processo de elaboração desse livro, foram se envolvendo com seu conteúdo e criaram figuras em argila para ilustrar as páginas, recordando a infância, quando então brincavam de “casinha”, fazendo panelinhas de barro, colhido da beira do rio que passava no fundo do terreiro da casa.
O livro atrai não só as mulheres, mas tem servido para inspirar o cardápio dos  homens, tão integrados que estão na cozinha de hoje.

 

prêmio gourmand world cookbook awrards

O livro Do Jeitinho de Minas foi premiado no concurso Gourmand World Cookbook Awards, de 2007, na categoria Culinária Regional. Criado em 1995, esse é o maior prêmio de gastronomia e vinhos do mundo.
As gêmeas concorreram com 17 países, entre eles, Inglaterra, Espanha, Portugal, Índia, China, Estados Unidos e África do Sul. Foi o único livro da América do Sul, presente nessa categoria. Celia e Celma estiveram na cerimônia de premiação, em Pequim, na China, dia 7 de abril, em noite de gala no Teatro Dragon Spring.